Receita: Panqueca de peixe soborô

Domingão de páscoa e ao invés do coelho tem uma preguiça encostada aí?! Normal, né gente! Sorte que tem o chocolate pra salvar! Brincadeiras a parte, nossa sugestão de hoje é reaproveitar o peixinho que sobrou (soborô) de sexta-feira, ou mesmo para usar aquela sobra que ainda não foi preparada nessa panqueca super rápida e prática.

grilled-rombo-526227_640

O molho fica a escolha de cada um. Mas a massa é bem fácil:

  • 1 ovo
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo (pode dividir 1/2 xícara de farinha de arroz e 1/2 de integral ou 1/2 de farinha de berinjela etc, desde que a mistura dê uma xícara)
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 pitada de sal

Bata tudo no liquidificador. Aqueça uma frigideira antiaderente, pingue uma gotinha de óleo e espalhe com um papel toalha para absorver o excesso. Com a ajuda de uma concha, vá cozinhando cada panqueca até soltar do fundo e dourar dos dois lados.

pancakes-345243_640

Para o recheio, você pode utilizar o peixinho que sobrou do almoço de sexta-feira ou cozinhar uma pequena quantidade somente em água e sal. Depois, refogue temperos de sua preferência (alho, cebola, tomilho) e acrescente o peixe. Para desfiar, basta ter uma panela com tampa, tampar, segurá-la com firmeza para a tampa não soltar e chacoalhar bem. O próprio movimento irá desfiar e encorporar os temperos no peixe.

Feito isso, é só rechear e enrolar cada panqueca, cobrir com o molho de sua preferência e levar alguns minutos no micro-ondas (uns 2 minutos) ou forno convencional para aquecer tudo por igual. E pronto! É só servir acompanhado de um arroz ou salada de folhas verdes.

crepes-3457_640