Controlando o sal com temperos

0001281422BB-849x565

A gente sabe que o consumo excessivo de sal, assim como tudo em proporções exageradas, faz mal à saúde. E também sabe que comer comida insossa é ruim demais, coisa de hospital e gente doente. Mas você sabia que é possível diminuir o uso do sal sem perder o sabor, com um toque muito simples? Estamos falando do sal temperado ou aromatizado (que você vai aprender a preparar).

Nós, brasileiros, já extrapolamos naturalmente do sal. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nosso consumo diário é de 12 gramas, enquanto a recomendação pela Organização Mundial de Saúde é de até cinco gramas por pessoa. Ou seja, consumimos mais do que o dobro do que deveríamos.

0003546908FF-849x565

O sal tem, sim, papel fundamental no funcionamento do corpo e não deve ser eliminado da alimentação. Sua função é controlar a quantidade de líquidos dentro e fora das células, sendo responsável por sugar água do corpo, mantendo-o em equilíbrio. Por isso que quando é ingerido em grande quantidade, o sal nos leva ao inchaço pela retenção de líquidos.

Em excesso, ele também eleva a pressão arterial, pois o corpo entende que para manter o equilíbrio e suprir a falta de água [retida pelo sal] deve aumentar a circulação do fluxo sanguíneo. O aumento da pressão, por sua vez, sobrecarrega a função dos rins, que precisam filtrar o sangue mais rápido, e do coração, que passa a bombear em maior velocidade.

0003376609OO-849x565

Não à toa que o alto consumo de sal é um grande fator de risco para o desencadeamento da pressão alta ou hipertensão, uma forte agente causadora de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), que juntos contabilizam 30% da mortalidade anual dos brasileiros, segundo a literatura médica.

Entendeu agora porque você deve tomar cuidado com o sal? Nem de mais, nem de menos, na medida! E para te ajudar a manter a linha, e quem sabe até reduzir um pouco desse abuso brasileiro, vamos te ensinar a preparar o sal temperado ou aromatizado.

0010262994L-849x565

Essa é uma técnica que vem ganhando espaço, principalmente entre o pessoal da culinária funcional, que é mais preocupada com a saúde e o bom funcionamento do organismo. É uma forma que se encontrou de manter o sabor dos alimentos e ao mesmo tempo maneirar na quantidade de sal, que também é de outro tipo, mais saudável, o marinho.

Sal
Fonte: Site do Dr. Dráuzio Varela – o link para acesso ao site está na foto, basta clicar sobre ela e será direcionado

Para qualquer uma dessas receitas também pode ser usado o sal light. Ambos os tipos, tanto o marinho, quanto o light, custam entre R$ 3 e R$ 5 o quilo. O sabor é injetado com qualquer tipo de tempero a seu gosto, mas a indicação é pelos desidratados, aqueles de saquinho que tem em todo supermercado – por uma questão de conservação, já que os frescos podem embolorar ou estragar por conta da umidade natural.

Vamos aprender? Essas são apenas sugestões de sabores e combinações, você pode misturar a seu jeito, como preferir. Os endereços virtuais de onde retiramos as receitas estão em link no nome de cada uma, ok? Para visitar, é só clicar.

Sal com Alho e Alecrim

  • 1 xícara de sal marinho (pode ser o fino ou o grosso)
  • 2 colheres de sopa de alho desidratado
  • ½ colher de sopa de alecrim

Indicação: Muito bom para temperar carnes vermelhas.

Coloque tudo no liquidificador e vá batendo a mistura utilizando a função pulsar. Faça isso até que esteja bem misturado. Coloque em um potinho com tampa e armazene em local fresco e seco.

Sal de Ervas

  • 1 xícara de sal marinho
  • ½ colher de sopa de alecrim
  • ½ colher de sopa de tomilho
  • ½ colher de sopa de endro
  • ½ colher de sopa de pimenta rosa
  • ½ colher de sopa de salsa

Indicação: Combina com tudo, mas dá sabor especial a aves e peixes.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e pulse várias vezes até que esteja bem misturado. Coloque em um recipiente com tampa e armazene em local fresco e seco.

Sal Misto Temperado

00017827383DD-849x565

  • 1 xícara de chá de sal marinho ou sal do himalaia
  • 1 xícara de chá de orégano ou hortelã desidratado
  • 1⁄2 xícara de chá de salsinha desidratada
  • 1⁄2 xícara de chá de manjericão desidratado
  • 3 colheres de chá de gergelim torrado
  • 1 colher de café de Zimbro (opcional)

Coloque as ervas junto com o sal no liquidificador ou no processador de alimentos até triturar tudo. Guarde a mistura em um recipiente fechado, em local fresco e seco.

Agora é só colocar a mão na massa e preparar seu próprio salzinho saudável e saboroso! Uma ótima tarefa para quem está à toa no feriadão.

Anúncios