Brigadeiro de colher light sem leite condensado

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Vamos combinar? Não importa o dia, a hora ou o momento. Brigadeiro é aquele tipo de doce que vai bem e é maravilhoso em qualquer momento da vida. Deixa tudo mais bonito, mais gostoso, melhora o humor. Enfim… é amor para além da eternidade. E com essa receita dá pra amar esse docinho sem culpa, é light, pouco açúcar, pouca gordura e não leva leite condensado.

Esse brigadeiro é a prova de que fazer (ou viver) de dieta não é, de jeito nenhum, sinônimo de sofrimento. E, apesar de toda a crítica por conta da pressão e das cobranças impostas por uma ditadura estética, o lado positivo é que quanto mais gente adere ao estilo de vida saudável e às restrições alimentares das dietas específicas, mais receitas alternativas de coisas gostosas surgem para quem já não podia mesmo consumir os produtos tradicionais.

Assim, quem não pode ingerir açúcares, gorduras, leites e derivados também ganha com possibilidades e acesso livre às gostosuras do mundo. E isso é bom, demais! Não deixar de comer aquilo que gosta, porém transitando por caminhos menos nocivos à saúde. Afinal, não importa qual a motivação ou o objetivo, ter saúde é imprescindível para todo mundo.

Vamos aprender? Essa receita foi compartilhada pela gata fitness Marina Strazzer nas redes sociais, mas é original da Marjorie Benitez, que tem um Instagram recheado de receitas incríveis. Estamos repassando-a totalmente original, sem alterar nenhum ingrediente. No entanto, se você tem ou não restrições, pode tentar alterações. Só testando mesmo para ver o que vai dar. Agora anote os ingredientes:

Brigadeiro de Colher sem Leite Condensado

Rende aproximadamente a mesma quantidade de uma lata de leite condensado

  • 1 e ½ xícara de leite integral (pode ser normal ou lacfree ou leite de coco ou leite de amêndoas – aqui no Equilibre-se, fizemos com desnatado comum)
  • 2 colheres de sopa cheias de cacau
  • 2 colheres de sopa cheias de açúcar de coco (ou mascavo, demerara, adoçante culinário de forno e fogão ou então troque o açúcar por 4 colheres de sopa cheias de achocolatado sem açúcar)
  • 1 colher de sopa de manteiga (ou ghee ou ½ colher de sopa de óleo de coco)
  • 1 colher de sopa de biomassa de banana verde (Opcional – fizemos sem)
  • 2 colheres de sopa de leite em pó (animal ou vegetal, ou proteína de chocolate. Opcional)

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes, com exceção do leite em pó ou proteína (se você optar por usar) em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de tempo em tempo até que desgrude da panela. Só tome cuidado para não derramar, pois no início é bem líquido. Pode ficar a impressão de que vai queimar, mas não vai.

Quando começar a desgrudar da panela, retire do fogo e junte o leite ou a proteína em pó e mexa até que fique homogêneo. Pode ser comido morninho ou gelado, deixe uns 20 minutos na geladeira.

O tempo de preparo demora de 15 a 40 minutos, dependendo do fogão – fizemos alternando em fogo médio-alto e alto para acelerar o processo e demorou, mais ou menos, 12 minutos. Quase o mesmo tempo que leva para dar ponto ao brigadeiro convencional.

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