Para esquentar e desinchar: Chá da casca do Abacaxi

Um chazinho no meio da manhã ou mesma das tardes mais frias sempre cai bem, não é verdade? E ao contrário do café, o chá relaxa e não tira o sono.  Quer dizer, depende da preparação e das combinações. Esse chá com a casca de abacaxi, por exemplo, é termogênico, diurético, acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso.

Agora, o melhor é poder unir o útil ao agradável, juntando o prazer de um chá quentinho aos benefícios para o emagrecimento. Além de ser uma forma prática, e rápida, de consumir os nutrientes da fruta sem complicações.

919243_407423902698349_1363788106_o

Com essa receita você também evita o desperdício, só deixando de aproveitar, mesmo, a coroa. Assim, pode deixar a fruta cortadinha para comer quando estiver com mais tempo e ter o chá da casca para tomar em qualquer momento. Vamos à receita?

Chá da casca do Abacaxi com Canela

  • Casca de um abacaxi
  • 1 litro de água
  • 6 folhas de hortelã (opcional)
  • 1 canela em pau
  • Adoçante a gosto

Antes de cortar, lave bem a casca do abacaxi. Leve-as em uma panela ao fogo com a água e a canela e deixe ferver por aproximadamente dez minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã para dar sabor. Tampe e deixe por mais cinco minutos, descansando. Depois disso, basta coar, adoçar e consumir. Caso não use a hortelã, apenas coe e sirva em seguida.

pineapple-636562_640

Por ser combinado com a canela e ter efeitos de aceleração do metabolismo, recomenda-se que não se beba esse chá após às 18h, para evitar que ocorra insônia ou distúrbios no sono. Ele também não é indicado para pessoas hipertensas, grávidas e mulheres em fase de amamentação.

Outra recomendação é consumi-lo, no máximo, três vezes ao dia. Para manter o sabor, além de acondicionar o chá em garrafa térmica, separei três rodelas pequenas de abacaxi e fervi junto com os outros ingredientes. Depois, coloquei essas mesmas rodelas na garrafa térmica, junto com o chá pronto e coado.

A precisão de adoçar depende muito do tipo e condição do abacaxi, por isso prove antes. Fiz essa receita com o abacaxi do tipo pérola e estava bem docinho, então não senti necessidade de adoçar com nada.

Fica uma delícia, ajuda na digestão e parece dar uma sensação de satisfação. Muito gostoso! Faça, que você não vai se arrepender!