Renda-se à Yoga: 10 bons motivos para praticar

 

Que a atividade física é essencial à saúde do corpo, e faz superbem, a gente já está cansada de saber. E, com certeza, você já deve ter ouvido por aí a teoria de que existe sim um tipo de exercício físico para satisfazer cada corpinho sedentário. Mas, e na prática? Você é desses que não gosta de nada? Tudo é monótono, frustrante e cansativo? E, que tal a yoga? Pode parecer muito calmo e chato, porém é uma prática bem complexa. Para te fazer pensar em começar a se mexer, sem sofrimento, a gente te apresenta 10 bons motivos para se tornar um yogi.

Se você ainda não entende muito bem do que se trata, a embaixadora da yoga da índia da ONG Arte de Viver, Kamlesh Barwal define e explica alguns dos benefícios:

Reprodução Bons Fluídos Digital

O que é a yoga?

Yoga é uma antiga prática física, mental e espiritual e, há vários anos, têm atraído o interesse de milhares de pessoas de muitas culturas e formações diferentes. Yoga ganhou popularidade no Ocidente como uma forma de se perder peso ou como um exercício físico. Mas as pessoas encontraram também alívio para muitos outros problemas, tais como: ansiedade, estresse, estafa mental, vícios e insônia.

Qual é a vantagem de ligar yoga com a meditação?

Enquanto as posturas fortalecem o corpo, os pranayamas (exercícios respiratórios) e a meditação levam a mente para dentro, diminuindo as ondas de pensamento.

Quais são os benefícios da yoga?

São muitos: melhora a saúde, a memória e a concentração, aguça o intelecto, diminui o estresse do organismo e aumento os níveis de energia. Faz aumentar também a intuição e a criatividade, imprescindíveis para superarmos os obstáculos e problemas diários. No nível físico, alguns dos benefícios reportados são: melhora a flexibilidade dos músculos, melhora a postura e o alinhamento do corpo, melhora a digestão, circulação e sistema imunológico, melhora a função neurológica e dos órgãos endócrinos e melhora dores crônicas.

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Gostou? E ainda tem mais! Conheça agora todas as vantagens que a modalidade tem a oferecer ao organismo, à alma e à autoestima.

1. Músculos fortes

Muita gente ainda acredita que a yoga é apenas uma técnica de relaxamento. Nada disso. Ela movimenta cada pedacinho do corpo. Seu grande apelo é fortalecer e alongar os músculos, beneficiando o corpo como um todo – o que geralmente não ocorre em modalidades como a musculação, principalmente quando esta é feita de maneira exagerada.

2. Maior percepção do corpo

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A yoga é poderosa para ampliar a consciência corporal, que se estende também para além da sala de aula. Com o tempo, o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular e, assim, é capaz de controlar melhor as situações de estresse. A pessoa passa a perceber com mais facilidade vícios de postura, como sentar ou andar projetando o abdômen para a frente.

3. Quilos a menos na balança

As modalidades que mais mandam quilos extras embora são a power yoga – técnica que combina sequências de posturas aleatórias com respiração dinâmica – e a ashtanga vinyasa yoga, séries fixas de movimentos com graus progressivos de dificuldade. “Em aulas intensas, é possível perder até 600 calorias”, contabiliza o professor Júlio Fernandez. Ambas são ainda eficientes para trabalhar a capacidade respiratória em favor do emagrecimento. O controle da inspiração e da expiração do ar ajuda a diminuir a ansiedade e, por tabela, o desejo de comer.

4. Menopausa light

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A yogaterapia hormonal tem sido usada com grande sucesso para aliviar os incômodos dessa fase da vida, quando a mulher se depara com frequentes ondas de calor e perda de libido. “As posturas agem principalmente sobre os ovários, a hipófise, a tireoide e as glândulas suprarrenais, estimulando o aumento dos níveis de estrógeno, hormônio que cai significativamente com a suspensão da menstruação”, explica a criadora do método, a yogaterapeuta Dinah Rodrigues.

5. Integração total

Segundo a tradição da yoga, possuímos sete pontos de energia ao longo do corpo, conhecidos como chacras. Eles se relacionam aos órgãos vitais, regem as emoções e ainda fazem o elo com o mundo sutil. Enfraquecidos ou muito estimulados, podem trazer problemas emocionais ou até mesmo doenças. Se forem mantidos em equilíbrio por meio da prática de posturas específicas, são eficientes na integração do corpo, da mente e do espírito.

6. Vida longa

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Para as pessoas que praticam yoga, a passagem do tempo não é medida em anos, mas em número de inspirações e expirações que a pessoa faz ao longo da vida. “Quanto maior a capacidade respiratória de um indivíduo, menor o número de respirações que ele faz por minuto. Isso significa que, entre uma respiração e outra, o ar está sendo saboreado e absorvido de maneira adequada”, resume a professora Anna Ivanov. Por isso, os exercícios respiratórios (pranayamas) são tão importantes quanto as posturas e a meditação.

7. Alegria, alegria

Um dos objetivos da yoga é conseguir cessar o fluxo contínuo de pensamentos, que faz com que percamos o foco do que é realmente importante. “Quando atingimos esse estado, é possível sentir durante alguns segundos uma indescritível sensação de felicidade”, constata a professora Ana Borella.

8. Mente quieta

Durante a meditação, o cérebro trabalha mais lentamente e os ruídos causados pelos pensamentos se tornam sutis. A agitação constante causa a instabilidade emocional e enfraquece o sistema imunológico. “Quando ocorre um espaço entre um pensamento e outro, chega a quietude. É como se a mente se calasse e o silêncio interno passasse a ser um alimento para a alma”, descreve Márcia de Luca.

9. Vida leve

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Silenciar a mente também eleva o astral. Estudos realizados pelas universidades de Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, comprovaram que essa atividade libera endorfina, hormônio que atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a sensação de bem-estar, deixando o dia a dia mais alegre.

10. Coração em paz

Manter o bom humor em dias de muita agitação e embaraços não é fácil. Domar a irritação nas horas em que você só pensa em fugir do mapa também é complicado. Apesar da prática da yoga não transformar sua vida num mar de rosas, ela é bastante eficiente para enfrentar os momentos difíceis.

Fontes: Bons Fluidos Digital, M de Mulher

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