Goiaba, a power fruta!

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Os benefícios da goiaba para a saúde são diversos. Além de ser muito rica em nutrientes, seu custo é baixo, o que a torna um alimento saudável e acessível, que deve ser inserido no consumo diário de todos nós.  Ela contém alto teor de vitamina C em sua composição, confirmando-a como uma fruta poderosa, que protege contra o estresse oxidativo.

Todo esse poder se dá por conta da vitamina C, um antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce. Rapidamente absorvida pelo intestino delgado, a vitamina C é necessária para a produção de colágeno, a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e o metabolismo de alguns aminoácidos. Também facilita a absorção de ferro e aumenta a resistência a infecções.

Mais vitamina do que laranja!

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A quantidade de vitamina C da goiaba é três vezes maior do que o nosso organismo precisa diariamente – ela tem quatro vezes mais vitamina C do que as admiradas laranjas. Por isso, se você ingerir meia goiaba por dia, já será o suficiente. A recomendação dos especialistas é que a ingestão diária de frutas deve corresponder de três a quatro porções (uma unidade de goiaba equivale a uma porção).

Licopeno: Efeito protetor

A goiaba é fonte de licopeno, um elemento predominante no plasma e nos tecidos humanos, sendo encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha (tomate e seus derivados, melancia, mamão e pitanga são exemplos). É um dos mais potentes antioxidantes, sendo sugerido na prevenção de cânceres e da formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos.

E a goiabada, substitui a goiaba in natura?

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Não! Devido ao teor de açúcar, a goiabada não pode ser considerada uma porção de fruta, visto com que o volume consumido por dia não atinge as quantidades mínimas de fibras e vitaminas. A própria presença de frutose, um tipo natural de açúcar, tem a função de ofertar calorias ao organismo. Ou seja, é melhor comer a fruta in natura, principalmente àqueles que estão em dieta de controle de peso.

Alivia a diarreia

Em casos de diarreia, apenas fibras solúveis devem ser utilizadas, pois provocam o retardo do funcionamento intestinal. Além da goiaba, outras frutas são fontes desse tipo de fibra, como: maçã, banana-maçã e suco de limão. Já quem se queixa do contrário, constipação e prisão de ventre , deve evitar o consumo da goiaba.

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Para esclarecer, as fibras solúveis ou insolúveis são benéficas na redução do colesterol (especialmente o ruim, LDL) e demais frações de gordura no sangue (como os triglicérides), assim como no controle de taxa de glicose, na regulação do funcionamento do intestino e no controle da fome. Vale a pena lembrar que somente comê-las não é suficiente. O aumento de sua ingestão deve ser gradual e também acompanhado de um proporcional consumo de líquidos.

Fonte: Blog da Loris

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