Receita: Salada de trigo em grão

DSC01765

Quem faz dieta ou leva uma vida saudável, sabe que para não cair na mesmice ou enjoar do trivial, é preciso inovar e abusar da criatividade. Repaginar os pratos já tradicionais é uma saída inteligente. Incrementar também deve fazer parte da preparação dos alimentos. E renovar é exatamente a proposta dessa salada de trigo.

E não é preciso fechar a cara não. Para quem não está familiarizado ou imagina algo estranho ao pensar em comer trigo, não é preciso se preocupar. Para a salada, ele é utilizado cozido e o sabor é imperceptível. Porém, sua contribuição nutritiva é incontestável.

food-4509_640

“É um alimento indicado para ser consumido no dia a dia, pois contribui para uma boa digestão e para a manutenção da boa forma, ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantém a flora intestinal saudável, controla os níveis de colesterol, entre outros benefícios.”

Fonte: Guloso e Saudável

A receita não tem segredo. É uma ideia aberta, que pode ser adaptada conforme seu gosto. A base é o trigo, mas você é quem decide os complementos. Por exemplo, para uma versão mais refinada, a salada pode ser composta, além do trigo, por rúcula, tomate seco e muçarela de búfala. Ou então, numa opção mais simples, com almeirão, tomate, cenoura e cebola.

Mas, não se desespere! Se você não souber como combinar ou não tiver um conceito formado do que fazer, segue a nossa sugestão, bem colorida, que é sucesso certo. A partir daí, você pode se sentir mais seguro e ir montando do seu jeito, a seu gosto.

Salada de Trigo em Grão

DSC01764

  • 100 gramas de trigo cozido
  • 1 xícara de chá de repolho verde fatiado
  • 1 xícara de chá de repolho roxo fatiado
  • 1 cenoura ralada fina
  • 1 tomate picado
  • ½ pimentão verde fatiado
  • Cheiro verde a gosto (foi usado salsa e cebolinha)
  • 1 xícara de chá de frango desfiado
  • Limão, azeite e sal para temperar, a gosto

Para cozinhar é simples: basta colocar a proporção de 1 xícara do grão com 6 xícara de água na panela de pressão. Acrescentar sal a gosto e cozinhar por 30 minutos, mais ou menos. Depois é só escorrer e usar.

Fonte: Donas no Fim de semana

O preparo é superfácil. Basta misturar todos os ingredientes e temperar a sua maneira. O único cuidado é usar o trigo frio, depois do cozimento, espera esfriar direitinho e misture, sem medo de ser feliz.

DSC01766

Para encurtar o tempo de cozimento, você pode deixar o trigo de molho, por umas 4 horas antes, ou mesmo de um dia para o outro, na geladeira. Dessa forma, o período de pressão cai para 10-15 minutos.

Anúncios