Bolo de Chocolate mais gostoso do mundo!

coffee-220015_640

Chocolate por si só já é motivo de felicidade, não é verdade? Agora imagina o sabor do chocolate concretizado numa sobremesa fofinha, úmida, macia, que derrete na boca. O que a gente achava que estava bom, melhora! E é esse pedacinho do paraíso que você vai aprender a fazer!

Não é uma receita light, diet, nem fit, mas, vamos combinar, vale cada caloria! É aquela nossa premissa: para ter equilíbrio, é preciso balancear os dois lados. Comer uma coisinha mais pesada, com gordura e açúcar, não faz mal, desde que se mantenha uma alimentação saudável, rica em produtos naturais (frutas, verduras e legumes) e a prática de atividades físicas seja regular.

chocolate-94784_640

Um bolinho gostoso com café no fim da tarde é tudo de bom! Ainda mais se for combinado de uma boa conversa e companhias agradáveis. Viver uma boa vida não consente tempo para neuras, nem radicalismos. Permita-se!

A receita é da diva das cozinhas, Rita Lobo. A responsabilidade de materializar essa delícia aqui em casa é do namorido. Ele não tem grandes experiências culinárias, mas arrasa no bolo! Isso significa que se você também não sabe se virar com formas e panelas, pode mandar muito bem e surpreender!

Bolo de Chocolate com Ganache

DSC01752

Para a massa:

  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • Manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar

Para a cobertura:

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 3/4 de xícara (chá) de creme de leite de caixinha

Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma redonda ou de pudim com manteiga, formando uma camada fina e uniforme. Faça uma misturinha meio a meio de chocolate em pó e farinha, e polvilhe a forma toda. Desta maneira, o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha. Reserve.

Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira. Na batedeira, ou numa tigela, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Na velocidade baixa (para o chocolate não subir), bata os ingredientes, até que estejam bem misturados.

chocolate-ganache-697713_640

Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos. Caso prefira fazer à mão, use um batedor de arame. Se estiver usando a batedeira, abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento.

Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a forma e, com o auxílio de um pano de prato vire de uma vez. Somente quando o bolo estiver frio, espalhe a calda. Sirva a seguir.

AQUI tem um vídeo com o passo a passo, com dicas e macetes da Rita. caso você tenha alguma dúvida ou insegurança.