Como a organizar a rotina da casa e aproveitar o tempo

Conteúdo original de WebHome

interior-768526_640

Ter uma casa organizada é o sonho de qualquer pessoa que gosta de cuidar da sua moradia e deixá-la arrumada. Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil de ser cumprida. E o motivo é sempre o mesmo: a falta de tempo. Porém, com uma boa dose de planejamento é possível garantir que tudo seja feito continuamente e de forma eficiente.

Separamos para o post de hoje 6 dicas que vão te ajudar a organizar a rotina da casa:

Crie uma agenda

Ter uma rotina de trabalho doméstico é realmente o primeiro passo para fazer a casa funcionar. Isso vale para o funcionário doméstico também, pois ele deve ser bem orientado. Por isso, crie uma agenda: segunda é dia de fazer compras, terça é dia de lavar roupa, na sexta, os banheiros serão lavados, etc. Coloque tudo no papel para ficar mais fácil de se programar.

agenda-366244_640

Estabeleça metas diárias

Acordar e fazer a cama já é uma maneira simples de manter o quarto arrumado. Mesmo que você tenha funcionários em casa, se essas tarefas já estiverem prontas, ele poderá se concentrar em outras. No final, muito mais coisa pode ser feita. Tente fazer pequenas coisas para ajudar, como lavar a louça do café antes de sair para o trabalho, por exemplo. O segredo é não deixar acumular.

Atente-se para tarefas semanais e mensais

dog-237192_640

O cachorrinho toma banho toda semana? Então anote isto no plano semanal. Já as janelas e cortinas podem ser lavadas mensalmente. Deixe a tarefa programada com seu empregado doméstico. O que acha de fixar uma grande faxina nos armários da cozinha para todo final de mês?

Faça uma checagem antes de dormir

Você quer que a casa seja organizada, certo? Não precisa virar obsessão, mas que tal fazer uma revisão rápida antes de dormir? Quando as crianças já estiverem na cama veja se há algum brinquedo no chão, alguma roupa jogada ou coisas espalhadas no balcão da cozinha. Isso pode levar menos de 20 minutos e, com certeza, você vai dormir e acordar com a sensação de que a casa está mais ordenada.

Use a tecnologia a seu favor

Se o planejamento é a palavra-chave, é importante contar com as facilidades que a tecnologia pode nos oferecer. Hoje em dia existem vários aplicativos que enviam lembretes e ajudam a criar listas de compras, como o Shopping List por exemplo, organizar tarefas domésticas e familiares, como o Cozi Family Organizer, entre outros. Com um smartphone na mão, aproveite suas ferramentas e tranquilize sua rotina.

Programe o fim de semana

family-216825_640

Existem várias maneiras de programar a agenda de organização semanal. Algumas pessoas preferem concentrar a limpeza em um ou dois dias e relaxar nos outros. A maioria, pelo pouco tempo livre, opta por arrumar a casa durante o fim de semana. Não há nenhum problema nisso, desde que o tempo de lazer não seja totalmente comprometido, não se sobrecarregando nas tarefas.

Vale lembrar que com um planejamento tudo funciona mais fácil e rápido. Mesmo quem conta com ajuda de funcionários domésticos precisa se organizar e orientá-los de forma eficiente. Afinal, só você pode dizer como quer que sua casa funcione adequadamente.

Anúncios