Massa muscular X Calorias: Qual a relação?

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O nosso corpo funciona assim: quanto mais massa muscular nós temos, mais gastamos calorias. Isso quer dizer que 1 kg de massa muscular pode consumir cerca de 9.000 calorias em um mês.

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Pode parecer até brincadeira, mas com músculos ativos podemos perder um percentual de gordura até durante o sono! Ou seja, quando a pessoa tem massa muscular é possível emagrecer dormindo.

O efeito acontece porque os músculos requerem energia para suas funções consumindo assim uma das fontes de reserva do nosso organismo que é a gordura branca.

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Então chegamos à seguinte conclusão: se queremos emagrecer, precisamos aumentar a taxa de massa muscular no corpo. Mas como fazer isso?

A alimentação pode ser a chave. E para isso, deve-se consumir alimentos ricos em proteínas até 30 minutos após o exercício físico para ajudar na recuperação e formação dos músculos.

Alguns dos alimentos altamente proteicos são:

Frango (23g de proteína a cada 100g)

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A carne de frango tem proteína e pouca gordura, por isso é um excelente alimento para a hipertrofia muscular.

Salmão (21,62g de proteína a cada 100g)

Além de proteínas, o peixe é rico em ômega 3, uma gordura saudável com efeito anti-inflamatório.

Ovos (6g por unidade)

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Especialmente a clara de ovo pois é o alimento com a proteína mais completa e mais facilmente absorvida pelo organismo.

Soja (34g de proteína a cada 100g)

Apesar de não ter proteína completa pode ser combinada com cereais para aumentar o valor proteico e além disso não tem gordura.

Tofu (8,1 g de proteína a cada 100g)

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O tofu pode ser adicionado à dieta in natura, cozido ou refogado sem alterar suas propriedades nutricionais.

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