Receita: Biomassa de Banana Verde caseira

bananas-691856_640

Já ouviu falar em biomassa de banana verde?! Pode ser utilizada como substituta de ingredientes como farinha, creme de leite, leite e amidos em preparações, pois possui sabor muito suave e fornece ótima textura para massas, cremes, molhos, etc. É um coringa e torna as preparações muito mais saudáveis e menos calóricas.

Para quem ainda não sabe do que se trata, a biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Além de muito gostosa, possui a vantagem de ser rica em amido resistente, ou seja, grande parte do carboidrato presente em sua composição não é digerível pelo organismo. O que a torna um é excelente alimento para o bom funcionamento intestinal, controle da glicemia e saciedade.

bananas-571544_640

A biomassa é rica em propriedades positivas para o corpo e proporciona vários benefícios:

  • Mantém a integridade da mucosa intestinal e assim melhora a absorção dos nutrientes;
  • Previne diarréias e constipação;
  • Possui baixo índice glicêmico, ou seja, cai gradativamente na corrente sanguínea, evitando picos de glicose e prevenindo a diabetes;
  • Reduz colesterol e ainda previne contra doenças do coração;
  • Conta com vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento e ainda vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3;
  • Melhora a imunidade: O amido resistente da biomassa de banana verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

Pode ser utilizada para dar consistência as preparações mais líquidas e cremosas (sopas, purês, vitaminas..) e quando em farinha, é uma ótima substituta da farinha branca por conta de todos esses benefícios e também por não conter glúten. Tudo de bom e mais um pouco, né gente?!

Biomassa de Banana Verde

Receita compartilhada pela top fit Joane Demamann

mashed-potatoes-439976_640

 

  • 10 bananas bem verdes
  • Água.
  1.  Lave as bananas uma a uma;
  2. Coloque-as na panela de pressão com água já fervendo (água suficiente para cobrir todas as bananas);
  3. Tampe a panela e, quando pegar pressão, deixe cozinhar por 10 min. Desligue o fogo e deixe a pressão sair;
  4. Abra a panela, descasque as bananas ainda quentes (cuidado para não queimar a mão);
  5. Coloque todas no liquidificador e acrescente água filtrada. A quantidade de água varia de acordo com a textura da massa desejada: se você quer uma biomassa mais densa, como um purê, coloque pouca água; se quiser uma biomassa mais fluída, como um creme de leite, acrescente mais água.

Ela é superversátil e se adapta bem a diversos tipos de preparações. Você pode incluí-la em receitas doces, como bolos, arroz doce, mousses e iogurtes. E também em salgadas, como almôndegas, tortas, omeletes, panquecas, patês, etc.

Anúncios

2 comentários sobre “Receita: Biomassa de Banana Verde caseira

Os comentários estão desativados.