Sem motivação não há saúde que aguente !

Texto original de Revista Exame

Não há dúvidas de que todos homens e mulheres são movidos por seus desejos, seus sonhos ou aspirações. Mas há um fator essencial que envolve a nossa capacidade de realizar esses objetivos, a SAÚDE.

girl-672264_640

Muitas vezes deixamos de lado a importância de estarmos bem, nos colocamos à prova enfrentando jornadas de trabalho exaustivas, estresse, má alimentação, noites mal dormidas, etc. Mas qual é a real importância de nossa saúde? Será que temos controle absoluto sobre ela ou somos reféns de tudo o que acontece em nosso organismo?

Na antiguidade os gregos acreditavam que a saúde estava intimamente ligada à paixão. Não somente o sentimento entre homens e mulheres, se referiam à paixão pela vida e pelas atividades do dia a dia. A raíz da palavra paixão vem do grego arcaico “Pathos”, portanto aqueles que não estavam apaixonados pela vida eram considerados doentes, estavam a-páticos, ou seja sem “Pathos”; sem paixão.

meditation-972472_640

Na realidade a relação entre saúde e paixão já estava definida séculos antes de Cristo mas foi se perdendo e se travestindo ao longo do tempo, pois a palavra patologia (estudo das doenças) também vem de “Pathos” e poderia ser traduzida como “estudo das paixões” e não das doenças.

Durante nossa volta ao mundo muita gente que entrevistamos nos disse que ter a saúde em bom estado lhes traz motivação para viver, principalmente pessoas da melhor idade ou aquelas que já passaram por algum tipo de problema de saúde. Mas tudo depende de como analisamos, pois acredito que o contrário também pode ser muito verdadeiro: estarmos motivados é que faz nossa saúde ficar em dia!

girl-872149_640

Estarmos apaixonados por aquilo que fazemos, buscar atividades que nos dão prazer, encontrar um pouco com nós mesmos e cuidar do corpo com exercícios e alimentação são boas dicas pra melhorar a nossa saúde.

Então não se esqueça de se apaixonar pela vida, sua saúde agradece!

Anúncios