Receita: Maionese Caseira com Ovos Cozidos

dips-58738_640
Sempre falo nisso por aqui, mas não tem como não amar as adaptações saudáveis das receitas clássicas. É uma forma maravilhosa de a gente conseguir manter a forma comendo de tudo, sem passar vontade, apenas alterando nossa forma de enxergar a alimentação. E é daí que vem o termo reeducação alimentar, que ao contrário do que muita gente pensa, não serve somente para auxiliar a atingir uma meta a curto prazo – como eliminar uns quilinhos, mas ser aplicada por toda a vida toda.
boiled-15622_640
Uma dessas reinvenções é a receita de maionese com ovo cozido, muito mais leve e saudável do que a versão tradicional com ovos crus. Além de mais segura, tanto para saúde, já que ovos crus podem acarretar em salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha, quanto para o sucesso da receita, que não tende a desandar.

Maionese Caseira com Ovos Cozidos

Receita original By Paulinha
  • 2 ovos cozidos e gelados
  • Leite gelado até cobrir os ovos
  • Óleo até alcançar a quantidade de maionese que você deseja
Corte os ovos grosseiramente, coloque no liquidificador e cubra com leite – somente o necessário para cobrir – e bata até desmanchar os ovos. Adicione o óleo aos poucos, continue batendo até engrossar e alcançar a quantidade desejada. Você também pode fazer com um ovo, com três, ou mais, seguindo o mesmo preparo que dará certo.
Caso você faça controle de colesterol, pode reduzir a quantidade de gemas usadas e aumentar a de claras. Por exemplo, ao usar uma receita com 3 ovos, utilize 1 ovo inteiro e 2 duas claras, ou 1 ovo inteiro e 1 clara ao invés de 2 ovos. Pode também optar por versões mais saudáveis de óleos, como o de coco ou manteiga ghee.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Receita: Maionese Caseira com Ovos Cozidos

    • Blog Equilibre-se (Tatiane Lima) 11 de novembro de 2015 / 15:19

      Obrigada! Menina, nunca fiz isso! Mas vou preparar um post e responder suas perguntinhas! Faz sim e depois me fala o que achou! Beijo!

      Curtir

      • Srtabrito 11 de novembro de 2015 / 16:56

        seu blog já virou meu livro de receitas, rs! bjs

        Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.