Receita: Muffin de Batata Doce e Cacau

DSC01982

A adaptação é um dos melhores métodos na resolução de problemas na vida. Isso porque nem sempre é preciso abrir mão de alguma coisa para se alcançar um objetivo. Você pode adaptar o que for preciso para as suas necessidades e resolver o que tiver que ser. E vale para tudo, gente! Nesse caso, em especial, vale para colocarmos a batata doce na nossa rotina de uma forma gostosa, prática e que faz bem. Estamos falando de um muffin com cacau e gotas de chocolate, que, de tão maravilhoso, nem parece que é saudável.

 Já a questão da adaptação é um macete para quem tem dificuldade em consumir determinados alimentos, seja pelo sabor natural ou mesmo pela textura. Meu problema é com a batata doce. Já tentei comer de todas as formas: purê salgado com frango, amassadinha com canela, panqueca… e todas não me desceram muito bem. Não que me faça mal. Não. Mas eu como pensando em outra coisa, porque o sabor me incomoda. Tenho a impressão de que mastigo, mastigo, mastigo e a batata não se desfaz. É uma sensação bem ruim!

sweet-potato-514851_640

E, como tinha algumas batatinhas por aqui dando sopa, resolvi testar uma receita de bolinho que achei na internet. Sucesso! Ficou uma delícia, fofinho, docinho e é uma ótima opção para os lanchinhos da manhã ou da tarde, como pré ou pós-treino e até para a merenda das crianças.

Muffin de Batata Doce e Cacau

DSC01983

 

  • 150 gramas de batata doce cozida
  • 2 claras
  • 1 colher de leite desnatado
  • 1 colher de cacau em pó
  • ½ colher de fermento
  • ½ colher de margarina light
  • 1 colher de adoçante forno e fogão
  • Gotas de chocolate a gosto

Esprema bem as batatas doces (ou masse com um garfo) para facilitar o processamento. Misture todos os ingredientes (menos as gotas de chocolate) no liquificador até que vire uma massa uniforme. Despeje a mistura em um recipiente que possa ser levado ao micro-ondas, espalhe as gotas de chocolate, e programe por três minutos, em potência alta.

DSC01980

Eu fiz a receita duplicada e assei em forminhas individuais, tipo de cupcake, em forno a 180°C, por 25 minutos. Rendeu 12 bolinhos.

E não recomendo ninguém a usar raspas de chocolate como eu fiz. Usem gotas mesmo ou até uva passa também, pode incrementar do jeito que quiser. Digo isso porque o chocolate derreteu todo e pesou no meu bolinho, fazendo-o afundar no centro. Sabe quando o suflê dá errado e murcha todo?! A mesma coisa! Então, usem gotas, que são feitas para isso mesmo, ou algum outro topping que não altere a textura final do muffin. #ficaadica 😉

Se você também tem problemas com os sabores e texturas naturais dos alimentos, clique AQUI para aprender uma mousse de abacate (sem gosto de abacate) com alfarroba.

2 comentários sobre “Receita: Muffin de Batata Doce e Cacau

  1. cleoluch 2 de maio de 2016 / 14:09

    Olá,

    qual é o tamanho da colher a ser utilizada (leite, fermento e adoçante). Você colocou apenas colher, mas é de sopa/sobremesa??

    Não vai mais nenhum líquido na massa? Fica uma massa mais grossa ou mais líquida?

    Fiquei com vontade de testar a receita, se puder tirar minhas dúvidas

    Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    • Tatiane Lima 2 de maio de 2016 / 18:29

      Olá!
      É colher de sopa!
      Os líquidos são esses mesmos. O que ajuda na consistência é o leite, o ovo e a margarina.
      A massa fica mais grossinha, firme, tipo um mingau ou uma massa de bolo. Lembra um doce de leite mais amolecido, como na última foto.
      Mas a batata doce tem que estar bem cozidinha, molinha.
      Eu adorei e deu certo de primeira!
      Espero que você faça e goste! Volte aqui para contar como foi sua experiência!
      Beijo!

      Curtir

Os comentários estão desativados.