Receita: Pão de (queijo fake) batata doce

Este é um daqueles casos que parece mas não é. Uma coisa eu garanto, com toda certeza: é delicioso! A receita de pãozinho de queijo ‘falsiane’  é da Pati, do FruFruta, e sua base é de batata doce e polvilho; não leva ovo, leite, muito menos queijo. Ou seja, é sem lactose, sem glúten e vegano!

Eu fiz minha adaptação utilizando apenas o polvilho doce, pois era o que eu tinha em casa em grande quantidade (compramos o pacote de um quilo, para preparar aquela receitinha de sequilho fit, sabe?! que já mostramos aqui). Caso você também só possua um tipo de polvilho a mão, pode fazer o mesmo.

Resultado utilizando apenas o polvilho doce: dá certo!

É super saboroso. Já fiz, pelo menos, umas três vezes. Para mim caiu como uma luva, porque tenho dificuldade em consumir a batata doce em sua forma natural. Não consigo. O sabor não me agrada e não desce. Por isso, sempre busco formas criativas de inserção da bendita na minha alimentação. Faz bem pra saúde, né gente?! Gostando ou não, ela tem propriedades e nutrientes importantes que nós devemos aproveitar ao máximo. 😏 #tomepãozinho

Além disso, é uma receita bastante econômica, visto a pouca quantidade de batata doce. Aqui rendeu uns 15 pãezinhos. Dá para congelar e dobrar a receita. Coloquei as duas coisas em prática (dobrei receita e congelei) e deu tudo certo. Temperei bem com orégano, páprica e açafrão – o tempero fica a gosto do freguês. O importante é ter um pão gostoso e funcional!

Pão de (queijo fake) batata doce

  • 125 gramas de batata doce cozida e amassada
  • 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 2/3 xícara de polvilho doce (se usar apenas o doce, como eu fiz, a quantidade será de 1 xícara e 1/5 de polvilho)
  • 1 colher de sopa de chia
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/4 xícara de água
  • Alecrim a gosto (opcional)
  1. misture os ingredientes secos
  2. em uma panela, esquente a água e o óleo (não precisa ferver)
  3. despeje aos poucos sobre os secos, formando uma farofa
  4. adicione a batata doce
  5. misture até obter uma massa homogênea
  6. faça bolinhas
  7. leve ao congelador por 30 minutos
  8. asse em forno pré-aquecido a 180º C, por 30 minutos, ou até os pãezinhos racharem
Comente aqui ↓ :

