Como fazer: Queijo caseiro de leite azedo

É bem possível que você já tenha passado pela experiência de perceber que o leite azedou. Isso acontece quando ele se acidifica mesmo sem ferver e acaba sendo misturado ao soro – o que não significa que está estragado. É importante saber que leite azedo não é a mesma coisa que leite estragado. Se o leite azedou enquanto estava na geladeira, ele ainda tem salvação e pode render deliciosos preparos.

As receitas mais conhecidas para aproveitar leite azedo envolvem a produção de queijos caseiros. A receita é bem simples, basta ferver o leite em uma panela com sal a gosto e então apagar o fogo para que ele talhe. Forre uma peneira ou um escorredor de macarrão com um pano de prato, feche o pano, tente separar um pouco o soro e então deixe descansar por umas 4 horas. Passado esse tempo, o conteúdo que sobrar dentro do pano é queijo. Basta guardar na geladeira.

O queijo árabe conhecido como chancliche é uma alternativa. Para produzi-lo, faça o queijo caseiro seguindo as instruções do passo anterior e então faça bolinhas com a massa de queijo. Deixe essas bolinhas de molho em azeite, e, se quiser, pimenta e ervas, após 5 dias de molho o queijo árabe estará pronto para ser saboreado.

A ricota caseira também é um derivado do leite azedo. Basta ferver o leite azedo em uma panela por 15 minutos, adicione sal a gosto e deixe descansar. Utilize um pano de prato para drenar e separar o soro e então coloque em um potinho para dar o formato de queijo e desenforme.

Se você é da turma dos bolos, existem algumas receitas onde o leite ou iogurte podem ser substituídos por leite azedo sem deixar o sabor do bolo azedo. Uma sugestão é o bolo de iogurte, basta substituir o iogurte pela mesma medida de leite azedo.

Quem tem o hábito de fazer pão em casa também pode substituir o leite da receita pelo leite azedo sem se preocupar com alterações ruins no sabor final do produto!

Cheesecakes são sobremesas que se adaptam muito bem ao leite azedo. O segredo é subtstituir o creme de leite por ele.

Omeletes e ovos mexidos também podem ter um toque de leite azedo para ajudar na cremosidade.

Fonte: https://comida.umcomo.com.br/artigo/9-id

Anúncios

Comente aqui ↓ :

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s